Clique aqui para imprimir

Falar o que pensa

Enviado em 2016-03-23 11:40:48

Há quem acredite que falar sempre o que pensa seja uma grande virtude.

Não é.

O espírito humano é por demais complexo, portanto, lidar com ele está longe de ser uma tarefa simples.

Todos possuem grande insegurança sobre si mesmos, mas para viverem mais ou menos em paz consigo mesmos, procuram valorizar os próprios méritos, e ignorar as próprias falhas.

Sinceridade - Se não aguenta, não pede


Às vezes, essas falhas particulares são ignoradas por desconhecimento delas, às vezes, por canalhice, mas quase sempre são ignoradas porque corrigi-las é uma tarefa hercúlea, trabalhosa.

Você sabe disso: Corrigir seus próprios defeitos não é fácil, por mais que queira. Por isso, enquanto não se consegue corrigi-los, vamos deixando-os de lado, até que o tempo e melhores condições nos permitam a mudança do hábito reprovável.

Mas aí, surge aquela pessoa que acha que falar o que pensa o tempo todo é lindo. Ela se acha sincera. Mas não passa de uma mal educada, porque a pessoa bem educada já entendeu que ficar apontando os erros dos outros é desagradável e humilhante, porque a pessoa apontada SABE que tem aquele problema, mas não consegue resolve-lo facilmente.

A pessoa bem educada sabe que o devido cuidado com os sentimentos alheios, principalmente de quem amamos, é algo digno dos grandes corações.

O inverso dessa situação de sinceridade inapropriada, é a situação de dissimulação, que é falar o que os outros esperam que se diga. Em excesso ela também é bem condenável.

Equilíbrio, como sempre, vem a ser o caminho mais adequado para a harmonia nas nossas relações sociais, e aqui esse equilíbrio se manifesta através da SENSIBILIDADE de saber o que é melhor a se fazer a cada momento, porque há momentos em que precisamos sim dizer o que pensamos - sem ofender ou humilhar ninguém - e há muitos momentos em que temos que ser um pouco hipócritas e fazer vista grossa para certos hábitos e comportamentos alheios, para não ficarmos magoando as pessoas à toa, já que assim nossa vida se tornará uma guerra diária tentando mostrar aos outros o que eles devem fazer...

...o que não é nada indicado, já que também nós temos nossos muitos defeitos, alguns dificílimos de corrigir, e não gostamos nem um pouco que alguém fique o tempo todo apontando para eles.

Pois já sabemos muito bem deles.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/arte-de-viver/falar-o-que-pensa/