Clique aqui para imprimir

Livro O Capital Espiritual - Resenha / Resumo

Enviado em 2010-01-04 23:00:59

O Capital Espiritual O Capital Espiritual

Resenha divulgada


Danah Zohar e Ian Marshall apresentam uma nova visão da sociedade capitalista que vai além do materialismo e da ganância que imperam no mundo de hoje. Riqueza e capital neste livro são conceitos muito valiosos que em nada se relacionam com dinheiro. Os autores revelam às organizações uma nova maneira de agir com base em valores maiores e não apenas em benefício próprio.

Minha opinião sobre o livro - O Capital Espiritual


É um livro de mensagem interessante e muito nobre, voltado mais as pessoas do mundo corporativo, muito embora contribua também para renovar nossa visão e motivação pessoal. Danah Zohar, autora do excelente livro O Ser Quântico, estende sua visão de mundo fundamentando-a sobre seu vasto conhecimento sobre as mais recentes descobertas da física quântica e da filosofia. Está longe de ser um mero livro de auto-ajuda corporativa. Tudo aqui é fundamentado em estudos científicos, se não comprovados, ao menos, em andamento.

Neste livro ela procura reconhecer e analisar o atual estágio da sociedade capitalista, centrada em negócios egocêntricos, desejosos por lucros imediatos, de pensamento isolacionista e pragmático onde o que importa são unicamente os resultados, e vislumbra uma nova sociedade, centrada numa cultura empresarial impulsionada por valores fundamentalmente humanos e um sentido de propósito motivado pela busca do bem comum.

Nesse sentido, Capital Espiritual significa a ênfase no valor do grupo, ou seja, da raça humana e do planeta da qual faz parte. Os valores não são centrados no indivíduo, e sim no grupo, no bem comum. E ela cita alguns casos interessantes de grandes corporações que conseguiram angariar esse "capital espiritual" espontaneamente, ao adotarem determinadas posturas e ações voltadas à melhoria do bem coletivo.



Entendi o livro como uma mensagem aos empresários do mundo inteiro, mostrando não só que a mudança e a sublimação dos valores para o encontro de uma motivação maior para suas ações se faz urgente, como sugere formas de se chegar a essa "renovação" da visão geral do empresariado, muito bem fundamentadas em um amplo e diversificado conhecimento, e também em experiências reais bem sucedidas.

Danah Zohar nos últimos anos deixou de ser uma escritora meramente científica e adotou uma postura mais corporativa, prestando consultoria a grandes grupos empresariais do mundo. Mas é uma consultoria humana, não financeira. Sendo a pessoa de visão que é, com uma imensa capacidade de sintetizar conhecimentos diversos e aprodundados para expor ao público leigo, e também com uma nobre e envolvente visão da missão humana nesse planeta, certamente encontrou no meio corporativo o meio mais eficiente de pôr suas idéias em prática. E pelo visto tem conseguido. A origem do recente reposicionamento da marca da cadeia internacional de fast-food McDonald´s na Europa é citada neste livro, e ao que dá a entender, não foi uma mudança meramente visual. Leia e você entenderá ;-)

Comprar livro O Capital Espiritual


O Capital Espiritual O Capital Espiritual

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/livro-o-capital-espiritual-resenha-resumo/