Clique aqui para imprimir

Livro O Ser Quântico - Resenha / Resumo

Enviado em 2009-10-18 18:31:13

O Ser Quântico O Ser Quântico

Resenha divulgada


No livro O Ser Quântico, a cientista Danah Zohar toma o homem como co-autor da realidade, e a física como um meio de se alcançar um novo entendimento da vida e do universo. Fundamentada na pesquisa cientifica, a autora propõe uma resposta vigorosa para a antiga discussão sobre as origens e os caminhos da existência humana, percorrendo questões que vão da filosofia à física quântica, da sociologia às teorias comportamentais.

Comentário/Opinião sobre o livro O Ser Quântico


Fazia tempo que não lia um livro assim tão instigante. É um livro pouco prático que pelo contrário, chega a esgotar nossa capacidade de abstração. Sério! Certos parágrafos tive que reler duas, três vezes para esboçar alguma compreensão ;-)

Dana Zohar com uma linguagem extremamente clara - nem por isso simples - vai construindo uma visão da vida, da consciência, do comportamento psíquico, fundamentada na física quântica. Se você já ouviu por aí gente citando a física quântica para fundamentar certas visões espiritualistas, se surpreenderá como os conceitos quânticos são apresentados ao grande público de forma distorcida. O povo jamais compreenderá ao certo o que é de fato a física quântica porque nem bem os cientistas a conseguem consolidar, estando muitos conceitos ainda por se esclarecerem.



O intento da autora com esta obra é afirmar que nossa consciência, tão inerente a nós e tão indecifrável, tem sua origem na própria matéria, ao passo em que renova nossa visão da matéria, que vai MUITO além do que em vão supunha Isaac Newton. Fantástico! Conceitos Newtonianos, Cartesianos, Einsteinianos ainda muito em voga atualmente, tendem a se renovarem na medida em que muitos conceitos quânticos vão sendo estudados, comprovados e esclarecidos.

Se você tem um lado filósofo, como eu, e quer entender A FUNDO o que é essa misteriosa física quântica e conhecer algumas de suas fantásticas aplicações e implicações, tanto no mundo físico quanto na existência humana, recomendo enfaticamente esta leitura. Mas esteja avisado: Não é uma leitura fácil não. Se quiser apreender todos os conceitos com um mínimo de clareza é fundamental que se tenha noções básicas de química, física e biologia. Senão o entendimento ficará comprometido.

A mensagem oo livro O Ser Quântico é uma verdadeira piração, porque na prática, não muda em nada nossa vida e o conceito que temos dela. Entretanto, futuramente, quando quem sabe um dia muitos dos conceitos supostos pelos cientistas de hoje estiverem comprovados e "encaixados" na realidade que nos cerca, muita coisa mudará, não somente nos âmbitos da tecnologia, mas também da biologia e principalmente da filosofia e da psicologia.

Alguns conceitos, como o da imortalidade da alma, são tratados de forma não convencional e eu diria - com base em crenças espirituais populares sobre a dualidade corpo-alma - nada confortante. Neste ponto "incorporei" Einstein com seu dizer: "Concentre-se em conhecer, não em acreditar". Até mesmo porque tudo em física quântica, é ainda, muito especulativo. Muito se supõe e pouco se sabe. De qualquer forma o panorama que tende a se descortinar com novos estudos é mesmo muito intrigante.

Gostaria de ressaltar a ótima tradução de Maria Antônia van Acker. Há livros americanos cuja tradução é uma lástima, pois percebemos nitidamente que apesar das palavras serem portuguesas, o raciocínio é inglês. Neste caso não, a leitura segue fluidamente. Ficou bem a altura da complexidade das idéias tratadas.

Quer expandir sua visão de mundo? Leia!

Comprar livro O Ser Quântico


O Ser Quântico O Ser Quântico

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/resenha-resumo-livro-o-ser-quantico/