Clique aqui para imprimir

Ganhar dinheiro na internet é possível?

Enviado em 2014-06-06 16:18:52

As mentiras que contam pra tomar o seu dinheiro


Já ganhei um bom dinheiro pela internet com o sistema adsense, mas atualmente estou procurando alternativas, ou um complemento, à instabilidade dos resultados do Google, da qual depende totalmente o êxito dos anúncios nos meus sites.

Nesta procura, tenho tentado conhecer melhor os programas de afiliados. Tem muito material disponível.

E muita mentira também.

Ganhar dinheiro na internet é possível?


Sim, claro que é!

É possível ganhar MUITO dinheiro? Também é possível. Eu mesmo já ganhei.

Mas já foi mais fácil. Hoje está bem mais difícil. Mas ainda é e sempre será possível.

E para isso há três caminhos possíveis:

1 - Vendendo publicidade em páginas que têm muito tráfego, seja em blogs, portais, fóruns, classificados, farm contents, páginas do facebook, perfis de twitter, instagram, listas de emails e ainda qualquer outro espaço online que reúna muitas pessoas.

2 - Vendendo produtos ou serviços, físicos ou digitais, de terceiros, através de sistemas de afiliados como Lomadee ou Hotmart, divulgando através dos mesmos meios de divulgação citados no item 1.

3 - Vendendo produtos ou serviços, físicos ou digitais, próprios, através de sistemas de e-commerce e divulgando sua loja virtual através dos meios citados no item 1.

A respeito dessas três formas de se ganhar dinheiro pela internet, há apenas UMA verdade: nenhuma delas é fácil. Você precisa ter muito conhecimento técnico, muito conhecimento de marketing, muito conhecimento sobre o produto que está vendendo, muita disposição para aprender através de tentativa e erro, muita paciência, mais um pouco de paciência, um certo tempo de muito trabalho e poucos ganhos, uma certa segurança financeira que o sustente até que a coisa deslanche e por fim, mais um tanto de paciência ;)

Mas onde está a mentira?


Eu digo.

Pesquisando bastante sobre sistemas de afiliados, encontrei (e já conheço desde muito tempo) muitos "cursos" que ensinam a ganhar dinheiro pela internet. Eles ensinam basicamente como fazer os itens 1 e 2 citados acima, mais detalhadamente.

Até aqui, tudo bem.

Mas o que não entendo, cuja pergunta fica martelando na minha cabeça a cada curso que pesquiso, é: Se sabem ganhar tanto dinheiro quanto prometem, e eles prometem muito, por que não estão ganhando dinheiro, ao invés de ficarem ensinando os outros a ganhar dinheiro? Ora, nenhum comerciante e nenhum industrial bem sucedidos da vida real ficam criando cursos onde ensinam a fazer o que fazem de modo a criarem concorrentes para si mesmos. Eles basicamente não têm tempo para isso, porque estão muito ocupados, justamente, ganhando muito dinheiro.

na internet isso acontece. Quanta generosidade...

No fim, pra mim, sobre raras exceções, tudo se resume a ganhar dinheiro ensinando a ganhar dinheiro, o que acho bastante desonesto.

E tem as questões éticas


Tem também esses produtos que prometem emagrecimento fácil, perda de celulite, e outras promessas do tipo, os quais são comprados, mas não resolvem o problema, já que essas resoluções exigem um empenho tal que, se a pessoa tivesse, conseguiria emagrecer sem qualquer produto. O que esses vendedores não falam em suas páginas de venda é que, o que realmente emagrece é o compromisso e a determinação da pessoa em se disciplinar, e essas disposições pessoais não se vende.

O que eu quero dizer é que talvez esses infoprodutos até tenham informações funcionais, mas que a maioria dos compradores não terão o compromisso pessoal e o empenho necessário para aplicar as informações e obter resultados palpáveis.

Sem contar essas páginas de captura marketeiras que servem unicamente para pressionar o sujeito desavisado a efetuar a ação de compra. Fique atento a esses sistemas cuja única ação possível numa página é colocar seu email num campo de texto em troca de algum badulaque digital qualquer, ou de receber informações sobre como ganhar dinheiro. Só há uma intenção nessa ânsia desse povo em ter o seu email: maior facilidade de lhe vender qualquer coisa no futuro. Se querem o seu email antes de tudo, é porque contam com o fato provável de que você não terá sucesso tão fácil e continuará comprando os produtos (promessas) deles.

Todo marketing exagerado, que passa dos limites do razoável, é aquela mentira necessária para que a venda aconteça.

Algumas dicas pra vocês. Nunca acreditem em frases como:
"Descubra o segredo nº 1 que pessoas comuns utilizam para ganhar 500 reais por dia"

Pessoas comuns não ganham 500 reais por dia, nem tem muitos segredos relevantes. Tem que ser guerreiro pra chegar nesse patamar de ganhos, seja no mundo real, na internet ou em marte.
"Vagas encerradas - Inscreva-se e avisaremos sobre novos treinamentos" ou "Inscrições limitadas..."

Inscreva-se e hoje mesmo você vai receber um link para pagar o curso.
"Google me paga 160 reais por hora para ficar em casa."

O Google não paga isso para ninguém ficar em casa.dieta Ele paga a exibição de seus anúncios em sites MUITO visualizados.
"Revelados os segredos que os ricos não compartilham."

Ai meu deus! ...precisa explicar? Rico é (e se mantém) rico porque é guerreiro, inteligente e esperto (às vezes mais do que devia). Se era segredo, acabei de revelar :)

E a maior mentira de todas:


Tem curso que diz que você não precisa ter conhecimento prévio de internet para fazê-lo. Cara, é óbvio que tem que ter sim. E os aspectos técnicos da internet não são brincadeira de criança.

***

Tenho certeza que os autores desses cursos ganham muito dinheiro, mas eu não conseguiria viver disso, sem oferecer uma solução realmente efetiva para as pessoas. Esses cursos até são efetivos sim, mas apenas para os vendedores, quase sempre despreocupados com questões éticas, já que a maioria desses compradores são sonhadores que estão desesperados atrás de uma vida melhor e mais fácil, fugindo da condição de ter de trabalhar diariamente por 10 ou mais horas em troca de um salário indigno, mas que no fundo não tem habilidades técnicas, nem talento pra coisa.

O que eu vou dizer pode parecer arrogante e desanimador, mas é como eu vejo as coisas com base num senso prático: Se você precisa de cursos para aprender a ganhar dinheiro na internet, então ganhar dinheiro na internet não é com você. Na internet a informação está toda disponível. Há centenas de blogs e vídeos ensinando tudo.

Com tempo, determinação e objetividade, se aprende tudo.

Enfim, meu ponto de vista é pessimista, sim. Mas também não concordo com essa gente que faz lucros em cima do despreparo e, principalmente, do desespero dos outros.

***

Atualização em 7 de junho:

Ok, o texto acima ficou muito pessimista. E vim aqui esclarecer. Apesar de você dever MESMO tomar cuidado com a maioria dos cursos de ganhar dinheiro na internet, há sim uns poucos cursos que valem a pena, principalmente para quem quer aprofundar conhecimentos e tem pouco tempo. Fica a sugestão: Ao escolher, fuja daqueles que prometem revelar segredos ou informações muito ocultas e valiosas, e também daqueles que prometem muito dinheiro e riqueza. São táticas pega-bobo. Prefira aqueles que detalham muito bem o conteúdo. É direito seu saber pelo que está pagando.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/internet/ganhar-dinheiro-na-internet-e-possivel/