Clique aqui para imprimir

A solução para a corrupção

Enviado em 2014-08-06 23:56:28

Em textos anteriores, comentei sobre a origem da corrupção. Demonstrei como a grande corrupção é resultado da pequena corrupção diária praticada por todo um povo. Mas...

...e como resolver o problema da corrupção no Brasil?

Creio que a solução da corrupção passa necessariamente por uma conscientização da responsabilidade que cada um tem diante do problema.

Portanto, eu sugiro começar com a educação do povo, e com sua conscientização, mostrando, antes de mais nada, o que é corrupção. Porque nem sempre as pessoas têm noção de que certas atitudes, por menores que sejam, são atos de corrupção. Mostrar ao brasileiro, o quanto ele, o brasileiro, é corrupto nas pequenas coisas, e que ele precisa agir diferente, pode ser até chocante.

Esta educação continua, então, através da transmissão de noções de civilidade e empatia, ou seja, de consideração pela presença da figura do outro. A partir do momento em que percebemos que, escolhendo o jeito mais fácil, podemos estar tornando o caminho do outro mais difícil, certamente alguma coisa muda no modo como vemos e nos posicionamos diante deste mesmo outro e, por consequência, da sociedade.

Quem aprende, valoriza e pratica um mínimo de etiqueta e boas maneiras, vai perceber ao final de tudo, que, fora certos exageros formais, a etiqueta significa basicamente, aprendermos a considerar os outros em relação a todos os nossos atos. Ser grosseiro é ser invasivo e desagradável. Ser gentil e cortês é ser fino, delicado e, portanto, agradável. De certa forma, ser corrupto, isto é, optar sempre pelo caminho mais fácil, é ser grosseiro, porque certamente alguém sairá prejudicado. Ser íntegro e, portanto, fazer o que é certo ser feito, por mais difícil que pareça, é ser educado, fino e, por fim, agradável.

Ora, não é fato o quanto pessoas íntegras e honestas são valorizadas na sociedade? enquanto que pessoas corruptas são vistas como um lixo humano, como, de fato, o são?

Um começo


Não pretendo aqui, evidentemente, me sair com a última palavra quanto à solução para a corrupção. Mas deixo uma sugestão: O texto abaixo é bastante popular e compartilhado na internet, há um bom tempo. E refletindo sobre o tema, lembrei do quanto ele serve perfeitamente como um guia de solução contra a corrupção. Para eliminar a corrupção de sua vida, basta seguir atentamente todas as dicas abaixo. Segue o texto:

Organize-se


Abriu? feche.

Sujou? limpe.

Deve? pague.

Falou? assuma.

Acendeu? apague.

Ligou? desligue.

Prometeu? cumpra.

Não sabe como funciona? não mexa.

Para usar o que não lhe pertence, peça licença.

Está usando algo? trate-o com carinho.

Quebrou? conserte.

Não sabe consertar? chame quem o faça.

Desarrumou? arrume.

Ofendeu? desculpe-se.

Pediu emprestado? devolva.

É de graça? não desperdice.

Não veio ajudar? não atrapalhe.

Não sabe fazer melhor? não critique.

Não lhe diz respeito? não se intrometa.

Não lhe foi perguntado? não dê palpite.

Tem que fazer algo? Então faça; e faça com atenção; e bem feito.

***

O que é seu, É SEU. O que não é seu, NÃO É SEU.

***

Leia mais: A origem da corrupção brasileira

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/arte-de-viver/a-solucao-para-a-corrupcao/