Clique aqui para imprimir

Mais um ano se passou, e ainda não aprendi a pensar

Enviado em 2014-04-22 19:50:12

Bhaskara Bhaskara


(Creio que você lembra-se bem da temida fórmula de Bhaskara, ensinada nas escolas entre o fim do ensino fundamental e durante o ensino médio. Se não, conheça-a aqui.)

Num primeiro momento, essa imagem acima é engraçadinha.

Mas num segundo momento, é muito reveladora.

Basta relacioná-la com a enorme dificuldade das pessoas comuns com lógica, noções de causalidade e raciocínios mais complexos e ponderados. Elas passam a vida inteira atribuindo resultados à causas erradas.

Também pudera, os alunos têm a maior dificuldade com expressões matemáticas - as quais tratam essencialmente de lógica - e fogem delas como podem, sempre desqualificando-nas, como na imagem acima (porque, né? tirar onda é sempre mais fácil do que pôr a cachola pra funcionar).

Depois vivem UMA VIDA INTEIRA com a maior dificuldade de estabelecer relações corretas de causa e efeito.

A partir de então seguem com uma vida medíocre, mas SEMPRE culpando Deus, o governo, o capitalismo, os comunistas, a Dilma, o horóscopo, a inveja dozotro, o patrão, a má alimentação, o azar, o gato preto, a macumba, os encostos, a Jesus, a Ganesh, o aquecimento global etc pelos próprios tropeços, quando na verdade, a causa pelo próprio fracasso na vida é a própria incompetência, a preguiça, o desânimo...

Tão lógico como 2 + 2 = 7

...

Não, pera!!!

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/inteligencia/mais-um-ano-se-passou-e-ainda-nao-aprendi-a-pensar/