Clique aqui para imprimir

A Pintura de LEONID AFREMOV

Enviado em 2014-03-09 19:50:42

Tenho alguma noção de história da Arte e acho a trajetória artística da cultura ocidental fantástica. Mas sou basicamente leigo no assunto e confesso que a arte contemporânea não me chama muita atenção, principalmente as expressões academicistas que deixaram a busca pela beleza de lado e procuram expôr temas contestadores ou abstratos, que pouco dizem ao público "que não entende", para os os quais os trabalhos atuais soam bizarros, beirando, por vezes, o medonho.

Não consigo entender como "arte" o que não passa de expressões sem graça e de mau gosto. A beleza e a transcendência ainda são, para mim, critérios do que possa ser considerada arte visual de qualidade.

Perceba que depois que a fotografia permitiu o registro da realidade com rapidez e eficiência, pode-se dizer que a arte visual perdeu seu rumo, já que perdeu seu desafio até então invencível - retratar a realidade. Por isso me encanto muito mais com a arte do passado, a qual tinha um desafio básico: congelar e re-expressar a realidade.

Ou com expressões artísticas contemporâneas bastante influenciadas por movimentos passados, como é o caso do pintor Leonid Afremov, israelense nascido bielorrusso, cuja técnica de pintura a óleo com espátula lembra em muito o famoso movimento impressionista.

Segundo Mariana Beltrame:
Seus traços adotam um sentimentalismo apaixonado, onde as cores, apesar de fortemente contrastadas e contrapostas furtivamente, carregam um tom de romantismo noturno e úmido. Na maioria de suas paisagens é noite, mas apesar disso todas as cores possíveis podem se encontrar ali, tornando o quadro uma noite carregada de luzes intensas, o que traz para sua pintura um tom onírico.

Abaixo segue alguns de seus belíssimos trabalhos:

Diga Oi para Afremov Diga Oi para Afremov


 

Leonid Afremov - Pôr-do-sol Laranja Leonid Afremov - Pôr-do-sol Laranja


 

Leonid Afremov - Dançarina de Flamenco Leonid Afremov - Dançarina de Flamenco


 

Leonid Afremov - Banda das Garrafas Leonid Afremov - Banda das Garrafas


 

Leonid Afremov Leonid Afremov


 

Leonid Afremov Leonid Afremov


Confira várias outras pinturas do gênio aqui e aqui.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/arte/a-arte-de-leonid-afremov/