Clique aqui para imprimir

Livro Histórias Íntimas - Resenha

Enviado em 2013-11-07 21:54:30

Livro Histórias Íntimas Livro Histórias Íntimas

Resenha divulgada


Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque “a concentração de calor na região lombar“ excitava os órgãos sexuais. E nos momentos a sós – geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos – as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Tirar a roupa era proibido.

E beijar na boca? Bem... sem pasta e escova de dentes, difícil. Mas como o proibido aguça mais a vontade, a instituição que mais repreendia os afoitos, ironicamente, acabou se tornando o templo da perdição. Onde as pessoas poderiam se encontrar, trocar risos e galanteios e até ter relações sexuais, sem despertar suspeitas, se não no escurinho... das igrejas?

Casos saborosos como esses são narrados por uma das maiores historiadoras do país, Mary del Priore. Em "Histórias Íntimas", ela mostra como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando ao longo do tempo, influenciadas por questões políticas, econômicas e culturais, e passaram de um assunto a ser evitado a todo custo para um dos mais comentados nos dias de hoje.

Minha opinião sobre o livro Histórias Íntimas


Por mais que não pareça, o sexo continua sendo um terrível tabu, mesmo em nossos dias.



Mas já foi pior, MUITO pior.

E livros como este demonstram como a sexualidade era vista durante o período histórico da formação do que hoje conhecemos como "Brasil".

Ele consiste mais numa série de relatos sobre a realidade da sexualidade vivida nas épocas passadas do que uma narrativa intelectual sobre a formação da sexualidade do brasileiro.

Não é um livro para estudo profundo sobre o tema, é sim, um livro para ler descontraidamente, para satisfazer essa curiosidade fetichista que podemos ter sobre os modos bizarros com os quais a sexualidade era tratada no passado.

Comprar o livro Histórias Íntimas


Livro Histórias Íntimas Livro Histórias Íntimas


 

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/livro-historias-intimas-resenha/