Clique aqui para imprimir

Livro A Energia do Dinheiro - Gloria Pereira - Resenha / Resumo

Enviado em 2009-08-01 08:15:14

A Energia Do Dinheiro A Energia Do Dinheiro

Resenha divulgada


A proposta do livro A Energia do Dinheiro é mostrar o sentido e a prática do dinheiro, as leis naturais, energéticas e econômicas para que o leitor desfrute ao máximo as potencialidades deste novo mundo, cheio de oportunidades estimulantes.

Comentário/Opinião sobre o livro A Energia do Dinheiro


Começo esta resenha/comentário sobre o livro A Energia do Dinheiro com uma confissão: Este livro me surpreendeu. Eu o comprei quando não mais pretendia ler sobre educação financeira, já que considerava ter aprendido bastante com os outros livros e que agora eu precisava mesmo era praticar o que havia aprendido. Mas conforme você verá mais abaixo, me surpreendi...

Mas antes deixa eu filosofar


Bom, antes de falar sobre o livro, quero comentar: Talvez você, que já leu outras resenhas minhas sobre livros de educação financeira, deva pensar: Esse Ronaud é um coitado. Fica falando como se já soubesse tudo, crente que logo vai ficar milionário. Respondo que sou bem ciente dessa situação. Realmente li vários dos principais livros sobre educação financeira e me considero muito mais preparado para chegar, quem sabe, a uma situação financeira melhor. Maaaassss........ Adquirir um conhecimento é uma coisa, praticá-lo é outra, e conseguir êxito nesse empreendimento é BEEEEM OUTRA. Entretanto desde o início de 2008 minha mentalidade a respeito mudou - ou progrediu - bastante. Tenho empreendido vários projetos online e minha meta é viver da geração de conteúdo na internet, ganhando com a exibição de anúncios. Essas idéias tem ido razoavelmente bem, e minha situação financeira tem, no geral, melhorado. Todo esse posicionamento só surgiu após minhas leituras. Teria eu iniciado tantos sites novos sem essas leituras? Fica a dúvida no ar, mas minha resposta é que certamente não. A pessoa que inicia a leitura de um livro não é a mesma que a termina.

Sobre o livro...


Para um livro sobre educação financeira de uma autora brasileira, realmente me surpreendi. Não o pretendia comprar, mas sempre que o via no Submarino, dava aquela coceira, principalmente devido às recomendação de quem já leu, que podem ser lidas lá na mesma página, mais abaixo. A autora traça toda uma nova visão do dinheiro, bastante relacionada à contemporaneidade tecnológica. Segundo ela:
A energia do dinheiro é tão abundante quanto o ar que se respira.

Interessante, não? O modo como ela relaciona a "energia do valor" a todos nossos relacionamentos, não só de negócios, mas também afetivos, nos mostra que o dinheiro, mal visto por muitos de nós é, no fundo, como o sangue que corre nas veias da sociedade, ou seja, é vital. Vê-lo de forma negativa certamente prejudicará nossa relação com ele, bem como sua obtenção. Auto-sabotagem é um conceito que representa um comportamento real. Se você alimenta uma imagem negativa, seja do que for, nesse caso do dinheiro, você inconscientemente fará de tudo para se afastar dele. É new age mas é isso mesmo. É só observar, você já viu algum esquerdista ou ecologista, daqueles inveterados, milionários??? São pessoas que tendem a ver no dinheiro a origem dos males da sociedade. Enfim, esse assunto é polêmico e vai longe, mas eu friso aqui: Os males da humanidade vem de seus EXCESSOS e não do dinheiro.



Glória Pereira sugere e trabalha muito em cima do poder da intenção. É aquela história, se você guardar dinheiro para os dias difíceis, sem dúvida alguma, eles virão. Partindo desse raciocínio, ela sugere que, antes de mais nada, definamos nossos sonhos, para então vivermos e concentrarmos nossas ações para a realização desses sonhos.

Diferentemente dos autores americanos, não há uma concentração explícita naquele método básico:

Por outro lado, Glória Pereira sugere outra lista:

Embora facilite a compreensão de um tema, não gosto muito de listas, porque é uma abordagem muito pessoal de quem as cria. No fundo cada um deveria criar sua própria lista de conceitos da melhor maneira que lhe possa ajudar a compreendê-los e principalmente, colocá-los em prática. Mas enfim, com essas cinco "LEIS" ela nos convida a ASSUMIRMOS algo que é natural no ser humano e do qual ele tem se negado - quando acredita em conceitos negativos em relação ao dinheiro - que é TROCA, o GANHO, a NEGOCIAÇÃO, etc. Quando você sorri para alguém, não está lhe vendendo simpatia? A pessoa ainda pode aceitar a negociação e lhe pagar com outro sorriso. E não é assim que a vida funciona? A autora nos mostra com clareza que a TROCA DE VALORES ocorre em nossas vidas desde crianças.

Sempre considerei que todo mundo tem que ser um pouco VENDEDOR. E no fundo é isso que a autora nos lembra: Para sermos mais ativos, criando, negociando, empreendendo, enfim. Temos um mundo de possibilidades diante de nós.

É realmente surpreendente e notável o NOVO OLHAR que a autora propõe, neste início de um novo milênio, para o dinheiro, reforçando o aspecto "energético" que sua manifestação representa, em nossa vida. Temas como heranças familiares, a mulher e o dinheiro, novos conceitos de trabalho (que eu vivencio na prática), educação e espiritualidade para o dinheiro, natureza, urbanismo, enfim, uma visão realmente abrangente e global do que o dinheiro reprenta em nossa vida e na sociedade.

Muito interessante também é o fato de ser uma autora brasileira. É bom saber que há pessoas adiantadas como Glória Pereira, colaborando para a divulgação dessas idéias inovadoras, também aqui. E colaborando para alçar nosso país a outro patamar. O de um país decente, íntegro e rico.

Por fim, concluo dizendo que esse é um livro cuja leitura me torna mais otimista e positivo em relação ao mundo, à economia, ao dinheiro e à minha ação no mundo. E principalmente, me torna otimista com o futuro e me convence de que, apesar de muitas vezes não parecer, tudo está certo do jeito que está e vivemos realmente no melhor dos tempos.

Sumário do livro A Energia do Dinheiro


Eu que "escrevo pouco" não posso deixar de comentar e até de certa forma parabenizar a autora pela exposição do sumário do livro em seu site promocional. Foi após a leitura do sumário que decidi adquirir o livro. Penso que todo site de vendas de livros deveria exibir o sumário dos mesmos. Na pior das hipóteses, se perder a venda, ganha credibilidade.

Introdução

1ª Parte:
A cultura brasileira do dinheiro comparada com outras culturas

Capítulo 1 – Pobreza x Riqueza: uma questão cultural

Capítulo 2 – Caminhos do dinheiro: de onde vem e para onde vai

Capítulo 3 – A evolução do ser humano e 3ª Grande Revolução do Dinheiro

2ª Parte:
Relação Pessoal com o dinheiro: emoções e afeto determinando fracassos e/ou sucessos financeiros

Capítulo 4 – Uma relação tão delicada

Capítulo 5 – TANTAS EMOÇÕES e os ESTILOS de lidar com a VIDA e FINANÇAS

3ª Parte:
O segredo da riqueza: as 5 Leis do Dinheiro

Capítulo 6 – Tudo começa com 1, a riqueza também

Capítulo 7 – A energia do dinheiro e suas 5 Leis

Capítulo 8 – 1ª Lei da Riqueza e Multiplicação (fazer dinheiro)

Capítulo 9 – 2ª Lei da Negociação = Comprar (Gastar) + Vender

Capítulo 10 – 3ª Lei do Lucro (criando sementes para sustentabilidade)

Capítulo 11 – 4ª Lei das Aplicações Financeiras para realizar os sonhos

Capítulo 12 – 5ª Lei dos Investimentos para lidar com os riscos

4ª Parte:
O dinheiro está em todas as relações humanas

Capítulo 13 – A herança familiar e a riqueza

Teste sua relação pessoal com o dinheiro

Capítulo 14 – A visão feminina do dinheiro e da riqueza

Capítulo 15 – As relações de trabalho no século 21

Capítulo 16 – O papel da escola e o dinheiro no preparo do ser humano

Capítulo 17 – Religiões que promovem a riqueza

Capítulo 18 – Natureza: destruição e recuperação dos recursos naturais

Capítulo 19 - A renovação urbana: arquitetura expressando novos e lucrativos usos do espaço urbano

5ª Parte:
Multiplicando a riqueza do dia-a-dia

Capítulo 20 – Reflexão de Vida com base no Orçamento Mensal

Capítulo 21 – Educação financeira

Teste sua Inteligência Financeira

Capítulo 22 – Reflexões sobre o futuro

Agradecimentos

Referências Bibliográficas

Comprar livro A Energia do Dinheiro


A Energia Do Dinheiro A Energia Do Dinheiro

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/resenha-resumo-livro-a-energia-do-dinheiro/