Clique aqui para imprimir

Livro Uma Prova do Céu

Enviado em 2013-04-21 01:09:33

Uma Prova do Céu Uma Prova do Céu

A jornada de um neurocirurgião à vida após a morte


Resenha divulgada


"Minha experiência mostrou que a morte não é o fim da consciência e que a existência humana continua no além-túmulo. E, mais importante ainda, ela se perpetua sob o olhar de um Deus que nos ama e que se importa com cada um de nós."

Cético, defensor da lógica científica e neurocirurgião há mais de 25 anos, o Dr. Eben Alexander viu sua vida virar do avesso quando passou por uma experiência que ele mesmo considerava impossível. Vítima de uma meningite bacteriana grave, ficou em coma por sete dias. Enquanto os médicos tentavam controlar a doença, algo extraordinário aconteceu.

Eben embarcou numa jornada por um mundo completamente estranho. Sem consciência da própria identidade, foi mergulhando cada vez mais fundo nessa realidade difusa, onde conheceu seres celestiais e fez descobertas transformadoras sobre a existência da vida após a morte e a profunda relação que todos nós temos com Deus.

Quando os médicos já pensavam em suspender seu tratamento, o inesperado aconteceu: seus olhos se abriram. Ele estava de volta. Mas nunca mais seria o mesmo. Aquela experiência o levou a questionar tudo em que acreditava até então. Afinal, como neurocirurgião, ele sabia que o que vivenciou não poderia ter sido uma mera fantasia produzida por seu cérebro, que estava praticamente destruído.

Analisando as evidências à luz dos conhecimentos científicos, o Dr. Eben decidiu compartilhar essa incrível história para mostrar que ciência e espiritualidade podem e devem andar juntas. Narrado com o fascínio de um paciente que visitou o outro lado e com a objetividade de um médico que tenta comprovar a veracidade de sua experiência, este é um livro emocionante sobre a cura física e espiritual e a vida que se esconde nas diversas dimensões do Universo.

Minha opinião sobre o livro Uma Prova do Céu


Estava bem curioso a respeito deste livro, já que tem sido bastante falado.

O conteúdo é bastante segmentado em capítulos e bastante objetivo em sua mensagem. Não há rodeios.

Talvez por tamanha objetividade, acabei concluindo-o com aquela sensação de ... "mas já acabou?"

O fato é que o livro se constitui de mais um testemunho da possibilidade ansiada por meio mundo (ou por todo mundo) de que haja vida após a morte.



Porém a contundência deste testemunho se dá por ser dado por um neurocirurgião, o típico sujeito para quem manifestações como Experiências de Quase-Morte não passam de efeitos do funcionamento cerebral conturbado por condições atípicas provenientes de acidentes graves, fortes doenças e intensa medicação.

Como tenho tendência a crer nesse tipo de manifestação extra-sensorial, me parece que tudo que o Dr. Eben relata é bem verídico. É difícil crer que um cérebro debilitado possa criar todo aquele rico e complexo tipo de "fantasia" descrita pelo neurocirurgião. Até porque não é um relato isolado: relatos desse tipo de experiência são muitos e todos seguem por um mesmo padrão.

Mas há quem questione, como sempre. Porém creio que a filosofia materialista, que dita as regras do pensamento contemporâneo, é incapaz de explicar com razoabilidade diversos fenômenos considerados "sobrenaturais", como curas milagrosas (como a que trouxe o próprio Dr. Eben de volta a vida, após 6 dias em coma), reencarnação, percepção extrassensorial, mediunidade, clarividência, telepatia, etc, as quais constituem verdadeiras anomalias ao paradigma materialista. Me parece portanto impossível que toda e qualquer manifestação dessas citadas seja preponderantemente falsa.

O autor ainda discorre sobre a questão da consciência humana e do difícil entendimento de sua origem, de sua natureza e da possibilidade que a consciência não esteja atrelada ao cérebro, podendo subsistir sem um corpo vivo que a gere e a comporte. E essa é a grande especulação do livro: a continuidade de nossa consciência após a morte do corpo. Uma especulação que o autor tenta atender através de sua própria Experiência de Quase-Morte.

Por isso acho bastante válida a experiência do Dr. Eben e recomendo a leitura para quem quer adquirir um pouco mais de esperança de que nada disso que vivemos seja em vão e fruto do mero acaso.

Comprar livro Uma Prova do Céu


Uma Prova do Céu Uma Prova do Céu


 

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/livro-uma-prova-do-ceu/