Clique aqui para imprimir

Livros sobre Carma e Reencarnação - Guia de Leitura

Enviado em 2013-10-31 18:30:25

Já escrevi algum conteúdo sobre CARMA neste site - clique e encontre alguns textos. E também já escrevi bastante sobre REENCARNAÇÃO - veja os textos.

Tudo o que sei sobre o tema se deve à leitura de muitos livros. Alguns lidos há MUITO tempo, outros bem recentemente.

Graças ao interesse da minha querida mãe, esse conhecimento sempre esteve presente de alguma forma em nossa casa. Sempre tinha algum livro espírita ou da Seicho-no-ie na estante da sala. Portanto, desde o início da adolescência, convivia com uma visão espiritual mais leve e lógica, a qual tornava certos sofrimentos mais compreensíveis, e que envolvia os temas da causa e efeito (carma), das vidas sucessivas e da importância de se manter pensamentos mais otimistas e positivos. Sempre convivi com esses temas com muita naturalidade.

Portanto, ainda hoje me espanto ao me deparar com um grupo ENORME formado por uma gente para quem esses assuntos ainda são obscuros, por influencia de seus líderes religiosos bastante sectários. Gente cuja maioria convive bem com ideias arcaicas - por mais que sofra com elas - e não faz a menor questão de conhecer uma visão mais adiantada da existência. Muito provavelmente, por medo.

Reencarnação? Deusolivre, é coisa do demonho. (sic)

Se alguém ataca a reencarnação, é certo que essa pessoa não tenha estudado as centenas de casos já estudados e catalogados, tanto de regressões hipnóticas, quanto de lembranças espontâneas em crianças.

E acredito que algumas pessoas que fazem parte desse grupo - para o qual esses assuntos são tabus e pouco expostos - até gostariam de iniciar algum estudo sobre o tema, mas não sabem por onde começar. Por isso me ocorreu a validade de expor abaixo uma sugestão de leitura para quem eventualmente esteja se interessando por esses assuntos e não tem a menor ideia de por onde iniciar.

Os livros são indicados mais ou menos numa ordem de complexidade.

Livros espíritas em geral


É impossível estudar reencarnação e não passar pelos livros espíritas. Porém recomendo que se leia, primeiramente, os livros indicados na sequência, abaixo. Contudo, há MUITOS E MUITOS outros livros espíritas.

É preciso ficar atento sempre ao fato de muitos livros espíritas trazerem consigo uma mensagem de culpa e castigo, já que o espiritismo brasileiro foi profundamente influenciado pelo catolicismo. Uma mensagem espiritualista mais sóbria aponta certamente para uma visão amoral da existência, onde carma é consequência e correção, e não, castigo ou punição.

Saiba minha opinião sobre o espiritismo.

Muitos livros espíritas foram escritos durante o fim do século 19, e início e meio do século passado, portanto têm uma linguagem notadamente antiga.

Para quem gosta de aprender através de romances, recomendo FORTEMENTE os livros da Zíbia Gasparetto. Eles já me ajudaram muito, e lamento nunca mais ter lido seus livros. A linguagem é simples, mas muitíssimo instrutiva e profundamente carregada de sabedoria. Seria um bom começo.

Segue algumas dicas de livros espíritas indicados para um início de estudos:

- Livro dos Espíritos - Allan Kardec


O clássico dos clássicos espíritas. O primeiro livro, profundamente reverenciado por espíritas e estudiosos, não por ser um livro sagrado, e sim, por ter sido o primeiro livro escrito sobre a espiritualidade de um modo absolutamente lógico e metódico, baseado em perguntas realizadas e conduzidas por Kardec e respondidas de modo bastante austero por guias espirituais.

- Céu e Inferno - Allan Kardec


É como uma extensão, ou complemento do Livro dos Espíritos, explorando mais profundamente a questão da justiça divina.

De Kardec ainda têm os livros: O Evangelho segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, e A Gênese.

- O porquê da vida - Leon Denis


Léon Denis foi um filósofo espírita e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. O porquê da vida explora, de modo pretensamente racional, as questões universais do Problema da Existência: O que somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Foi o primeiro livro espírita que li, lá pelos 13 anos de idade.

- Nosso Lar - Andre Luiz por Chico Xavier


Aqui o autor espiritual Andre Luiz procura discorrer em detalhes de como é e como funciona uma "cidade espiritual". O livro se tornou um filme de relativo sucesso no Brasil.

Outros autores espiritualistas


O espiritismo, como toda religião, possui evidentemente certa tendenciosidade em sua mensagem. Porém a reencarnação é um fenômeno natural, real, já com fortíssimas evidências, e portanto, transcende qualquer visão religiosa. Os autores abaixo não possuem qualquer vínculo com o Espiritismo, o que valida ainda mais a realidade do fenômeno:

- Muitas Vidas, Muitos Mestres - Brian Weiss


Clique no nome do livro e leia sua resenha.

- A Cura Através da Terapia de Vidas Passadas - Brian Weiss


Clique no nome do livro e leia sua resenha.

- Só o Amor é Real - Brian Weiss


Clique no nome do livro e leia sua resenha.

- Milagres Acontecem - Brian Weiss


Clique no nome do livro e leia sua resenha.

- Conversando com os Espíritos - James Van Praagh


Clique no nome do livro e leia sua resenha.

Uma Prova do Céu - Eben Alexander


Clique no nome do livro e leia a resenha.

- A Volta - Andrea e Bruce Leininger


Clique no nome do livro e leia a resenha.

- Vida antes da Vida - Dr. Ian Stevenson e Dr. Jim B. Tucker


Resenha divulgada: Nos últimos quarenta anos, médicos do Centro Médico da Universidade da Virgínia têm pesquisado relatos que crianças fazem de vidas passadas. O Dr. Ian Stevenson, criador desse trabalho, sempre escreveu para um público científico. Agora, neste livro instigante e fascinante, o Dr. Jim B. Tucker, psiquiatra infantil que atualmente conduz as pesquisas, compartilha esses estudos com o público leigo. Vida Antes da Vida é uma obra marcante, capaz de desafiar e até modificar a nossa compreensão da vida e da morte.


As crianças que relatam lembranças de uma vida anterior começam a falar espontaneamente sobre isso quando têm dois ou três anos de idade. Algumas se referem a um parente falecido, outras descrevem a vida de um estranho. Elas podem fornecer detalhes a respeito de membros da antiga família, eventos da vida passada ou o modo como morreram. Muitas ostentam marcas de nascença semelhantes a ferimentos no corpo da pessoa que faleceu.

Vida Antes da Vida examina os diversos aspectos desse fenômeno mundial, descrevendo inúmeros casos ao longo do texto. Assim, deparamos com um garoto de Michigan que, tendo nascido com três marcas parecidas com as cicatrizes que o seu irmão morto exibia, passou a mencionar fatos da vida deste; com um menino turco a fornecer vários detalhes exatos sobre um homem (inclusive o nome) que viveu a centenas de quilômetros de distância e morreu cinqüenta anos antes do nascimento do menino; com uma menina do Sri Lanka capaz de reconhecer os parentes de um estranho falecido quando eles lhe são apresentados um por um, dando sobre todos informações que não poderia ter deduzido de sua aparência.

O Dr. Tucker apresenta esse acervo de maneira direta, relatando histórias extraordinárias recolhidas com espírito científico. Em seguida, examina a melhor forma de interpretar os indícios e deixa ao leitor a tarefa de tirar suas próprias conclusões que, para muitos, serão profundas.

- As Vidas de Chico Xavier (biografia) - Marcel Souto Maior


Clique no nome do livro e leia sua resenha.

- Por Trás do Véu de Ísis (investigação) - Marcel Souto Maior


Clique no nome do livro e leia sua resenha.

- As Lições de Chico Xavier (conclusões) - Marcel Souto Maior


Este livretinho revela as conclusões do autor sobre sua pesquisa acerca da vida de Chico Xavier e investigação sobre as mensagens psicográficas. Recomendo fortemente que você leia os três livros, por ser muito bem escrito, com razoável imparcialidade e também por ser uma leitura bastante atual sobre o tema.

- Reencarnação e Carma & Como Atua o Carma - Rudolf Steiner


Rudolf Steiner foi filósofo, educador, artista e esoterista. Foi fundador da Antroposofia. Estes dois livretinhos dele fazem parte de uma série de livretos nas quais ele procura explanar seu ponto de vista a respeito de  algumas questões existenciais. Os que indico aqui dizem respeito apenas aos temas reencarnação e carma. É um  autor prolixo e bastante filosófico e propõe nestes escritos minuciar alguns detalhes interessantes a respeito dos temas que aborda.

- Carma e Reencarnação - Elizabeth Clare Prophet


Este livro é um pouco mais esotérico. Embora aborde vários aspectos a respeito de carma e reencarnação, não é um livro sobre estudos, e sim, de auto-ajuda.

- A Reencarnação e a Lei do Carma - William Walker Atkinson


É um livro bastante antigo onde o autor procura discorrer também sobre vários aspectos dos temas reencarnação e carma, porém aqui, ao contrário de Steiner, de modo mais amplo e generalizado.

- Carma ou a Causalidade Projetiva - Thierry Guinot


Aqui está a grande surpresa. Neste livro, o autor aborda o tema específico do Carma de modo extremamente imparcial, aprofundado e cético. Ele avalia a visão de carma de diversas culturas, entre a hindu, a budista e outras, além de possíveis citações a ele na Bíblia cristã. O autor busca informações sobre o Carma na cultura, e não na espiritualidade. Não é um livro conclusivo, e sim, para estudos, mesmo. Recomendo para quem quer se aprofundar no assunto.

Os próximos da lista


Ainda pretendo ler:

- Recordando Vidas Passadas - Helen Wambach

- 20 Casos Sugestivos de Reencarnação - Ian Stevenson ( este eu tenho, mas não tive empenho para ler :( )

***

Guia atualizado, publicado inicialmente em 26 de março de 2013.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/livros-sobre-carma-e-reencarnacao/