No início da década de 90, o tema ecologia estava ainda tomando forma. Eu tinha pouco mais de 10 anos de idade e me impressionava muito com as previsões cataclísmicas que se divulgava sobre o aquecimento do planeta.

O mapa do inferno

O mapa do inferno

Fonte

A imprensa divulgava muitas previsões catastróficas a respeito do clima e do aquecimento global, e lembro muito bem de uma reportagem do Fantástico (era o que se tinha para a ocasião) que mostrava um gráfico com o mapa do mundo, todo avermelhado, semelhante ao mapa acima, para o que seria o cenário climático no ano 2000. A impressão que dava era que todos fôssemos morrer sufocados com o calor infernal que estaria fazendo graças à forte presença na atmosfera do gás CO2.

Quando esse mapa foi exibido, tentava retratar o que aconteceria ao fim da década de 90. Observe que, como não aconteceu nada, ao criar o mapa acima, alteraram as datas para a década posterior. Mas todos sobrevivemos bem ao ano 2008, não?

Pois é…

O tempo passou, nada aconteceu e hoje, todos os debates trazem um possível cenário apocalíptico para o ano de 2100.

[…] could prevent as much as half of the expected global temperature rise by 2100, according to the analysis, which used a 2012 study […]

Espertos esses ecologistas apocalípticos.

Como ninguém de nós estará vivo até lá, sentem-se mais seguros com suas previsões catastróficas.

Se por acaso errarem, ninguém será cobrado.

A polêmica

Vídeos sobre a farsa do aquecimento global

Ele acha que o aquecimento global é mesmo resultado da ação humana

Minhas opiniões sobre o  tema

O clima da Terra está mudando? Mas sempre foi assim…

Árvores contra o aquecimento global

Aquecimento global + política = dinheiro

Aquecimento global e os americanos