Você deve receber milhões de apresentações e emails diários com mensagens DE Arnaldo Jabor, de Luiz Fernando Veríssimo e de Carlos Drumond de Andrade, não?

Pois as chances de tais textos e apresentações não terem sido escritas por estes autores são enormes. Desconfie sempre.

É muito mais provável que algum espertinho tenha pego algum texto bonitinho, de fácil compreensão, e jogado um nome famoso no fim para conferir certa autoridade ao texto, para que as pessoas achem-no prontamente lindo e repassem aos seus contatos. Para que logo depois os mesmos espertinhos do início recebam a mesma mensagem com CENTENAS de emails para os quais a mensagem foi repassada, emails estes que serão usados para spams campanhas de email marketing.

E você pensando que só havia boas intenções naquelas mensagens que você repassa diariamente, né?

***

Mas não é só pra isso que iniciei este texto. Há uma frase sensacional erroneamente atribuída a Albert Einstein, a Benjamin Franklin e eventualmente outros ainda, que é esta aqui:

Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Porém muito provavelmente algum esperto precisava angariar novos emails para seus spams campanhas de email marketing e precisava encontrar algo atraente que fizesse com que as pessoas repassassem as mensagens para seus contatos. Encontrou a frase acima, entretanto considerou a autora original um tanto desconhecida e tacou um Albert Einstein no fim com a certeza de que todo mundo se sentiria meio gênio mostrando aos outros porque suas vidas são as mesmas desde sempre.

A autora original desta frase é a escritora americana Rita Mae Brown e a frase original é encontrada em seu livro Sudden Death:

Unfortunately, Susan didn’t remember what Jane Fulton once said, “Insanity is doing the same thing, over and over again, but expecting different results“.

Muito do que há na internet possui suas fontes desvirtuadas. Lembre-se da enorme onda de boatos envolvendo a candidata Dilma Rousseff na eleição passada, tentando pegar em cheio o público evangélico, os quais acreditaram que o então candidato a vice-presidente era satanista. E os coordenadores da campanha se viram obrigados a publicar no site do candidato uma foto do mesmo junto ao Papa, para apaziguar os ânimos cristãos :)

Não conseguiremos mais corrigir o mar de equívocos que se formam diariamente na rede. Mas podemos ficar mais atentos e desconfiados, para não sermos feitos de bobos.

Da próxima vez que receber algo por email, por mais lindo que seja, duvide, duvide, duvide. Assuma para si que NUNCA É VERDADE até que alguém ou você mesmo verifique, e comprove a veracidade do que é dito, por conta.

***

E agora, escrevi tudo isso para chegar ao que realmente importa:

Sobre a profunda mensagem da frase, hein? Você se diria uma pessoa ou insana?

Tá esperando as coisas caírem do céu? Ou está tomando a iniciativa de construir sua realidade?

;)