Veja bem

Veja bem

Abaixo, trechos de um texto de Stephen Kanitz, o qual eu gostaria de ter escrito :(

Foi publicado aqui inicialmente em 8 de maio de 2013.

Para mim, essa mensagem resume toda a existência humana e nossa busca ansiosa por amor e reconhecimento, e também, a preocupação constante que temos com o que os outros vão pensar de nós.

O Poder da Validação

Todo mundo é inseguro, sem exceção.

Os super confiantes simplesmente disfarçam melhor. […]

Insegurança é o problema humano número um. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fôssemos todos um pouco menos inseguros. Trabalharíamos menos, curtiríamos mais a vida, levaríamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir esta insegurança?

Alguns acreditam que estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros. Está totalmente fora do nosso controle.

Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera.

Segurança depende de um processo que chamo de “validação” […]

Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor.

Todos nós precisamos ser validados pelos outros, constantemente. Alguém tem de dizer que você é bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode auto-validar-se, por definição.

Você sempre será um ninguém, a não ser que outros o validem como alguém.Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: “Você tem significado para mim”.

Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: “Gosto de você pelo que você é”. […]

Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo.

Estamos tão preocupados com a nossa própria insegurança, que não temos tempo para sair validando os outros.

Estamos tão preocupados em mostrar que somos o “máximo”, que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e cônjuges que o “máximo” são eles. Puxamos o saco de quem não gostamos, esquecemos de validar aqueles que admiramos.

[…]

Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um “valeu, cara, valeu”.

Autoria de Stephen Kanitz

Artigo publicado na Revista Veja, edição 1705, ano 34, nº 24, 20 de junho de 2001, pág.22

O princípio mais profundo da natureza humana é a ânsia de ser apreciado. Todas pessoas anseiam por isso. William James

Fale com as pessoas a respeito delas mesmas e elas ouvirão por muitas horas. Benjamin Disraeli

Não poderia ser elaborada punição mais demoníaca, se tal coisa fosse fisicamente possível, do que estar numa sociedade e passar totalmente despercebido por todos os seus membros. William James em “Os princípios da psicologia”

Ser notado, ser atendido, ser visto com simpatia, complacência e aprovação, são todos os benefícios a que podemos aspirar. Adam Smith em “Teoria dos Sentimentos Morais”

Alguns textos sobre o tema

O que é fé

O que é abençoar

O que é consagrar

Placebo, pílulas de certeza