O caminho mais curto para conquistar o coração de uma pessoa é conversar com ela sobre as coisas que ela mais aprecia. Dale Carnegie

Veja este interessante texto sobre o sentimento da amizade que marquei há anos num livro da Seicho-No-Ie:

Uma só alma

Uma só alma

Como obter a verdadeira amizade

Interessar-se sinceramente pela sorte dos outros constitui o primeiro fator para atrair amizades. Isto porque, quando você próprio se interessa pela sorte dos outros e os auxilia como se os problemas deles fossem seus, eles também se interessam por você.

Quando você se interessa sinceramente pelo empreendimento, carreira profissional, projeto, etc. dos outros, sem visar ao seu próprio benefício, mas apenas ao bem deles, você consegue conquistar a amizade deles. A afeição totalmente destituída de egoísmo e a atenção sincera constituirão um forte elo psíquico que os ligará a você. Se considerar as pessoas que se aproximam de você apenas como clientes que lhe proporcionam lucros, você não conseguirá a verdadeira amizade.

A verdadeira amizade é o amor que consiste em doar-se

A amizade se torna mais profunda e cresce mais firmemente quando é demonstrada. A amizade e a paixão não devem ser confundidas. “Tratando-se de amizade entre pessoas de sexos opostos, parece impossível evitar a intromissão de um pouco do elemento sexual”, confessou certo rapaz. De fato, na amizade entre pessoas de sexos opostos, é inevitável que surjam certas nuanças de sentimentos que a diferem de amizade entre pessoas do mesmo sexo. Mas quando essa amizade começa a se transformar em sentimento que “busca” algo sexual, ela estará contendo impurezas perigosas. A verdadeira amizade consiste em doar-se. Diz-se que “a paixão é ladina”, porque ela ultrapassa o âmbito de “doar-se” e suscita o desejo de “apossar-se”.

Trecho do livro A verdade II de Masaharu Taniguchi

Veja algumas afirmações positivas e frases da Seicho-No-Ie