Uma das poucas frases que consegue me explicar a natureza humana de modo bastante conciso é esta:

As pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor que elas.

Encontrei-a num desses muitos sites de frases, e desde então nunca mais a esqueci. Porque como já comentei aqui, a inveja é o tema comportamental que mais me atrai. Acho curioso como a maioria das pessoas pauta a própria autoestima com base no desempenho de seus próximos. E acho ridículo quando ME vejo fazendo isso, muito embora não seja algo fácil de se mudar.

De qualquer modo, o caminho para superar essa comparação é sempre desviar o foco dos outros para si mesmo e continuar se esforçando no próprio caminho.

A inveja é a amargura que se sofre por causa da felicidade alheia. Cícero

E sinto uma admiração sobrenatural pelas poucas pessoas que encontro por aí que são bem resolvidas e dão mais atenção à própria vida; e se contentam com o que conseguiram; e entendem que chegaram ao ponto que lhes cabe, e que ter mais do que têm seria pisar num patamar de vida que não é para eles.

Quem disse?

Dias atrás me bateu a curiosidade a respeito da autoria da frase, e lá foi o detetive virtual pesquisar de onde ela surgiu.

A maioria das referências à autoria dela diz respeito a uma série americana Pretty Little Liars. Esta é uma das páginas mais antigas que a publica. A mais antiga é esta (o perfil foi removido do twitter):

30 de abril de 2011

30 de abril de 2011

A série americana tem vários autores e é baseada nos livros da autora Sara Shepard. Mas tentando traduzir a frase para o inglês, não encontrei nenhuma referencia entre ela e os possíveis autores.

Porém encontrei-a com uma outra autoria:

“People wanna see you doing well, but not better than them” – Avinash Wandre

Frase ilustrada

Frase ilustrada

Está bem difícil atribuir uma autoria precisa a essa frase. Só sei que quem a proferiu pela primeira vez, é um gênio da percepção do comportamento alheio relacionado ao status pessoal e social.